Livros publicados

Retórica do Risível

Organizadores:
Ana Lúcia Magalhães e Luiz Antônio Ferreira Franca, SP: Cristal Editores, 2014

Muitos são os teóricos que se ocuparam do humor como estudo e o fizeram sob várias perspectivas . A reflexão sobre os aspectos retóricos do risível é a tônica deste volume e os textos aqui presentes refletem, sob diferentes ângulos analíticos, a potencialidade persuasiva do maravilhoso mundo do discurso humano.


A Retórica do Medo

Organizadores:
Ana Lúcia Magalhães e Luiz Antônio Ferreira Franca, SP: Cristal Editores, 2012

A linguagem, por sua natureza polissêmica, possui dimensões argumentativas, semânticas e hermenêuticas Persuadir e convencer estão no cerne da dimensão argumentativa e, nesse sentido, há, também, uma dimensão retórica fundamental para a interação verbal.

Download do livro

Retórica do Opressor

Organizadores:
Luciana Bracarense e Luiz Antônio Ferreira São Paulo: LPB, 2010

Opressor e oprimido, dicotomia que tem seus conflitos e suas paixões cristalizadas e constituídas no e pelo discurso. Discurso que absolve ou condena, aconselha ou desaconselha, louva ou censura. Discurso que comunga e exclui, que aproxima e afasta. As formas de opressão se manifestam nesse jogo, nem sempre explícito, de identidade e diferença, em que o orador conjuga esforços para manter a relação de poder e a constante dominação em que convencer é vencer.


As Mulheres que a Gente Canta

Organizadores:
Lucy Ferreira Azevedo e Luiz Antônio Ferreira São Paulo: LPB, 2009

A constituição identitária de um indivíduo se dá pela superposição de recortes que abarcam, por um lado, o continental, o nacional, o regional, o local e, por outro, influências de ordem etária, de classe, de gênero, influências em função do étnico, do racial e até do profissional.

Download do livro


Quer fazer parte do grupo? Fale conosco Mensagem

Contatos
© 2019. Grupo ERA - Estudos Retóricos e Argumentativos. Todos os direitos reservados.